Vídeo produzido com muito carinho e com ajuda do nosso aluno Marcus Martins para apresentar o Blog daEeb Angélica Cabral no Concurso de Blogs que o NTE de Tubarão promoveu neste último mês. Queremos agradecer a participação dos envolvidos e espero que gostem. Pode curtir e principalmente compartilhar a vontade. Bairro São Bernardo Tubarão SC.
quarta-feira, 30 de setembro de 2015
Concurso Blog Educacional NTE 2015
terça-feira, 29 de setembro de 2015
Profª Mirele - Nossa Gravidinha
Mirele completa esta data com sabor mais que especial, pois daqui a poucos meses mais um anjinho vem para terra alegrar toda a família e amigos.
Mi, que Deus continue abençoando esta família linda.
sexta-feira, 25 de setembro de 2015
Feira de Ciências: Carregador Sustentável
A Gerência Regional de Educação (GERED) de
Tubarão promoveu a Feira Regional de Ciências, no auditório do Centro de
Educação Profissionalizante (CEDUP), das 09h30min às 16h. Participaram do
evento alunos do ensino fundamental (6º ano ao 9º ano), ensino médio e
profissional.
Entre os objetivos principais
da feira se destaca o incentivo à construção de atividades de iniciação
científica na educação básica visando o conhecimento científico e tecnológico,
a elaboração e desenvolvimento de projetos interdisciplinares, divulgar
experiências, pesquisa e a produção científica realizada na sala de aula. A
Feira é ainda uma grande oportunidade de integração entre as instituições de
ensino e a comunidade em geral.
Nossa escola também participou do evento
de maneira muito positiva. Levamos dois projetos: A Mandala do Corpo
Humano (8º ano) e o Carregador
Sustentável (9º ano), uma
iniciativa do PIBID em parceria com a professora
Daiani, de Ciências. Nosso stand foi preparado com muito carinho e dedicação
para receber os visitantes. Os professores e alunos da escola foram prestigiar
a Feira. Foi uma experiência recheada de aprendizado.
Unisul TV entrevista |
Alunos envolvidos: Greik, Marcus e Iago |
PIBID - UNISUL |
Mandala |
Nosso stand |
PIBID e alunos |
Funcionários da GERED visitam nosso stand |
Algumas turmas também visitaram a feira. |
Gerente de Educação de Tubarão, Jaime, prestigiou o evento. |
Gerente de Educação, Jaime, ouvindo atento a explicação do nosso projeto. |
Confira mais fotos no nosso facebook: https://www.facebook.com/angelica.cabral.395454/media_set?set=a.1673384536232324.1073741946.100006823801485&type=3&pnref=story
quinta-feira, 24 de setembro de 2015
Projeto Interdisciplinar - Aplicando a Legislação conforme a Proposta Curricular de SC
Dando continuidade ao circuito de Africanidades da Escola, a professora Sônia de Educação Física, planejou e executou uma série de brincadeiras (pena-de-pau, perna-de-lata, biloquê) inseridas em nossa cultura, através dos Africanos. Foi praticamente um resgate de brincadeiras. As aulas ficaram mais divertidas e atraentes.
Rugby na Escola _SESC
Hoje o SESC esteve em nossa escola, para mais uma parceria. Trouxe várias atividades físicas para os alunos do 2º ao 9º ano. Estas atividades são preparatórias para o Hugby. Disciplina, respeito e trabalho em equipe são as palavras de ordem.
O rugby, "râguebi ou rúgbi", é um esporte coletivo de intenso contato físico. É originário da Inglaterra. Por ter sido, inicialmente, concebido como uma variação do futebol, foi chamado anteriormente de "rugby football". Ao longo do tempo, variações do esporte surgiram. A mais praticada é o rugby de quinze (XV) (em inglês: rugby union). Em seguida, está o Rugby League (com 13 atletas) e o de sete (sevens/ seven-a-side) que é a modalidade olímpica.
Mais informações sobre esse esporte no link: https://pt.wikipedia.org/wiki/Rugby
Aracnídeos
Trabalho sobre Aracnídeos mediado pela nossa querida professora Daiani, de ciências, com os alunos do 7º ano.
quarta-feira, 23 de setembro de 2015
TeleJornal SIMFOP
sexta-feira, 18 de setembro de 2015
Feira de Ciências
A UNISUL TV registrou vários projetos unindo ciência, inovação e tecnologia. Confira no vídeo.
quinta-feira, 10 de setembro de 2015
Carregador e Irrigador: concluindo os trabalhos
O Carregador Sustentável
É construído com materiais recicláveis funciona com um motor de carrinho a pilha, de secador de cabelo, de aparelho automático, de drive de cd, enfim todo motor que trabalha com energia de corrente continua que possa gerar energia.
Para saber se o motor trabalha com corrente continua e se pode gerar energia, é só se certificar que ele tem um imã magnético dentro do mesmo. Pode-se saber colocando um metal no lado do motor, que o mesmo irá puxar e colar o metal na lateral.
O funcionamento é simples: Metal, fio de cobre e imã.
O fio de cobre é um bom condutor de energia elétrica. O mesmo contém uma carga de eletricidade parado dentro dele e ao se aproximar de um imã em movimento excitará o eletro empurrando para um sentindo dependendo do movimento do imã, movimentando um motor, podendo carregar uma bateria de celular e outros, girando em uma rotação moderada conforme a voltagem do motor.
Quanto maior a rotação do gerador (“motorzinho “) maior será a voltagem do gerador. O material utilizado na produção desse Carregador Sustentável, foram: Pedaços de madeira, motor de CC (corrente continua) e silicone como isolante.
Além de ser mais econômico ele ainda é produzido a partir de materiais reciclados, o que o torna um pouco mais ecológico e interessante, pois nem podemos pensar em qualquer produto que se preze em ser ecológico que não possua se quer um componente ecológico ou reciclável na sua produção.
Reaproveitar materiais recicláveis reduz o impacto tanto na produção quanto na geração de resíduos. Por essas e outras razões é tão difícil encontrar processos e produtos realmente sustentáveis. Podemos fazer parte de uma mudança ou esperar que nada de pior aconteça.
Irrigador Sustentável
É construído com materiais recicláveis (pedaço de madeira, de canos, garrafa pet entre outros) e funciona com o vento. O vento gira a hélice, faz a traquitana rodar e jogar agua na pet que distribui p os canos levando até a mandala e assim irrigando as ervas.
É produzido a partir de materiais reciclados, o que o torna um pouco mais ecológico e interessante, pois nem podemos pensar em qualquer produto que se preze em ser ecológico que não possua se quer um componente ecológico ou reciclável na sua produção.
Reaproveitar materiais recicláveis reduz o impacto tanto na produção quanto na geração de resíduos. Por essas e outras razões é tão difícil encontrar processos e produtos realmente sustentáveis. Podemos fazer parte de uma mudança ou esperar que nada de pior aconteça.
Os alunos do 8º ano, na aula de ciências, com ajuda de pai de aluno e de pibidiana, fizeram um irrigador sustentável, que fará parte da mandala do corpo humano.
O 9º ano, da mesma forma fizeram o carregador sustentável.Houve o envolvimento de todas as pibidianas e da profª Daiane, de Ciências.
Cabelo de Lelê - Trabalhando a Africanidades
Os alunos do 2º ano da Tia Sandra Rossetti confeccionaram demonstrações com lã e desenho do "cabelo" afro de Lelê... O objetivo desse trabalho é a valorização da diversidade étnica do Brasil em suas particularidades, como por exemplo nesse trabalho, enfatizando a beleza dos cabelos de pessoas Africanas ou Afro-descendentes... Trabalhamos o livro "O cabelo de Lelê
Papel Reciclado
Após fazerem o papel reciclado, os alunos criaram imagens 3D referentes as atividades do PIBID realizadas até então, cada turma fez um cartão referente a atividade que mais se identificou:
o 5º ano, sustentabilidade e coleta seletiva, com a ajuda das pibidianas e da profª Maricelma.
O 3º E 4º ANO, meio ambiente
e o 2º, trabalhou a questão indígena.
Como foi feito o papel reciclado
Trabalhando a questão da Sustentabilidade, resolvemos fazer nosso papel e com isso mostrar possibilidades para o reaproveitamento de materiais. Assim, juntamos jornais,picamos e colocamos dentro do balde.
Colocamos água até cobrir tudo e deixamos descansar por três dias, para que as fibras de papel se soltassem. Depois batemos a mistura no liquidificador para transformá-la em uma pasta e acrescentamos corante. Em seguida, despejamos tudo na bacia e cobrimos com água até atingir aproximadamente 10 centímetros de profundidade.
Pegamos a tela com as duas mãos, leve ao fundo da bacia, mexemos para espalhar as fibras e começamos a subir a tela, que ficou com a mistura na parte de cima.
Deixamos a tela descansar com o material em um lugar arejado por um dia. Depois, com cuidado, retiramos o papel. Os professores titulares resolveram que atividade retratariam no papel. E o resultado foi este.
Assinar:
Postagens (Atom)