quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Carregador e Irrigador: concluindo os trabalhos

O Carregador Sustentável
 É construído com materiais recicláveis funciona com um  motor de carrinho a pilha, de secador de cabelo, de aparelho automático,  de drive de cd, enfim todo motor que trabalha com energia de corrente continua que possa  gerar  energia.
Para saber se o motor trabalha com corrente continua e se pode gerar energia, é só se certificar que ele tem um imã magnético dentro do mesmo. Pode-se  saber colocando um metal no lado do motor, que o mesmo irá  puxar e colar o metal na lateral.
O funcionamento é simples: Metal, fio de cobre e imã.
O fio de cobre é um bom condutor de energia elétrica. O mesmo contém uma carga de eletricidade parado dentro dele e ao se aproximar de um imã em movimento excitará o eletro empurrando para um sentindo dependendo do movimento do imã, movimentando um motor, podendo carregar  uma bateria de celular e outros, girando em uma rotação moderada conforme a voltagem do motor.
Quanto maior a rotação do gerador (“motorzinho “) maior será a voltagem do gerador. O material utilizado na produção desse Carregador Sustentável, foram: Pedaços de madeira, motor de CC (corrente continua) e silicone como isolante.
    Além de ser mais econômico ele ainda é produzido a partir de materiais reciclados, o que o torna um pouco mais ecológico e interessante, pois nem podemos pensar em qualquer produto que se preze em ser ecológico que não possua se quer um componente ecológico ou reciclável na sua produção.
    Reaproveitar materiais recicláveis reduz o impacto tanto na produção quanto na geração de resíduos. Por essas e outras razões é tão difícil encontrar processos e produtos realmente sustentáveis. Podemos fazer parte de uma mudança ou esperar que nada de pior aconteça.


Irrigador Sustentável

  É construído com materiais recicláveis (pedaço de madeira, de canos, garrafa pet entre outros) e  funciona com o vento. O vento gira a hélice, faz a traquitana rodar e jogar agua na pet que distribui p os canos levando até a mandala e assim irrigando as ervas.
 É produzido a partir de materiais reciclados, o que o torna um pouco mais ecológico e interessante, pois nem podemos pensar em qualquer produto que se preze em ser ecológico que não possua se quer um componente ecológico ou reciclável na sua produção.
 Reaproveitar materiais recicláveis reduz o impacto tanto na produção quanto na geração de resíduos. Por essas e outras razões é tão difícil encontrar processos e produtos realmente sustentáveis. Podemos fazer parte de uma mudança ou esperar que nada de pior aconteça.










Os alunos do 8º ano, na aula de ciências, com ajuda de pai de aluno e de pibidiana, fizeram um irrigador sustentável, que fará parte da mandala do corpo humano.
O  9º ano, da mesma forma fizeram o carregador sustentável.Houve o envolvimento de todas as pibidianas e da profª Daiane, de Ciências.

Cabelo de Lelê - Trabalhando a Africanidades

 Os alunos do 2º ano da Tia Sandra Rossetti confeccionaram demonstrações com lã e desenho do "cabelo" afro de Lelê...  O objetivo desse trabalho é a valorização da diversidade étnica do Brasil em suas particularidades, como por exemplo nesse trabalho, enfatizando a beleza dos cabelos de pessoas Africanas ou Afro-descendentes... Trabalhamos o livro "O cabelo de Lelê





Papel Reciclado


Após fazerem o papel reciclado, os alunos  criaram imagens 3D referentes as atividades do PIBID realizadas até então, cada turma fez um cartão referente a atividade que mais se identificou:
o 5º ano, sustentabilidade e coleta seletiva, com a ajuda das pibidianas e da  profª Maricelma. 
O 3º E 4º ANO, meio ambiente
 e o 2º, trabalhou a questão indígena.

Como foi feito o papel reciclado 
Trabalhando a questão da Sustentabilidade, resolvemos fazer nosso papel e com isso mostrar possibilidades para o reaproveitamento de materiais. Assim, juntamos jornais,picamos e colocamos dentro do balde.
Colocamos água até cobrir tudo e deixamos  descansar por três dias, para que as fibras de papel se soltassem. Depois  batemos a mistura no liquidificador para transformá-la em uma pasta e acrescentamos corante. Em seguida, despejamos tudo na bacia e cobrimos com água até atingir aproximadamente 10 centímetros de profundidade.
Pegamos a tela com as duas mãos, leve ao fundo da bacia, mexemos  para espalhar as fibras e começamos a subir a tela, que ficou com a mistura na parte de cima.
Deixamos a tela descansar com o material em um lugar arejado por um dia. Depois, com  cuidado, retiramos o papel.  Os professores titulares resolveram que atividade retratariam no papel. E o resultado foi este.