quarta-feira, 3 de junho de 2015

3ª Etapa do Circuito de Arqueologia - PIBID - GRUPEP

A 3ª etapa do Circuito de Arqueologia, projeto do PIBID desenvolvido em nossa escola com parceria do GRUPEP ARQUEOLOGIA da Unisul, tem o objetivo de contar um pouco mais sobre a história dos grupos indígenas de SC. Hoje o grupo trabalhado tupi guarani destacou-se na utilização da cerâmica e por isso, nossos alunos colocaram literalmente a "mão na massa". Esse projeto tem 5 etapas e acontece uma vez por semana entre maio e junho.






As bolsistas do PIBID somando cada dia mais

As meninas do PIBID surpreenderam as crianças do 3º e 4º anos com o jogo da sequência lógica e o dominó da adição. Dessa forma as pibidianas, Lisandra e Cida, demonstraram como é importante aprender brincando. 



Teatro com fantoche

Depois de assistirem, no projetor multimídia da escola, o filme dos 3 Porquinhos, os alunos do 2º ano produziram uma peça de teatro utilizado fantoches. Segundo a profª Sandra, o interessante foi o envolvimento das crianças que inclusive "utilizaram vozes diferentes para cada personagem".











A importância dos recursos lúdicos para a aprendizagem

Aprender de forma lúdica é muito mais estimulante pois desenvolve diferentes habilidades decorrentes da interação do "brincar" com o "aprender". A professora Sandra, do 2º ano, desenvolveu uma atividade diferente utilizando recursos como tampinha de garrafa pet, palito de picolé e potinho de iogurte para ensinar a matemática de forma mais dinâmica.
Objetivo da atividade foi ensinar o ábaco, ferramente facilitadora da aprendizagem, na formação dos números e a sequência numérica a partir da compreensão de unidades, dezenas e centenas.








Formando Palavrinhas

A turminha do 2º ano, juntamente com a professora Sandra, realizou uma atividade de português a fim de reforçar como se formam as palavras utilizando as sílabas do alfabeto móvel.