Nossa professora dedicada, Daiani, depois de explicar sobre o funcionamento do sistema respiratório e a importância dos pulmões aos alunos do 8º ano, solicitou a confecção destes materiais. Parabéns a todos os envolvidos.
Os pulmões estão localizados em sua cavidade torácica dentro das costelas - espaço delimitado pelas costelas, esterno e coluna vertebral. Eles são feitos de um tecido esponjoso e elástico que se expande e contrai quando você respira. As vias aéreas que levam o ar aos pulmões (a traquéia e brônquios) são feitas de músculos lisos e cartilagem, que permitem às vias aéreas se contraírem e expandirem. Os pulmões e vias aéreas trazem para dentro oxigênio fresco enriquecido e eliminam os resíduos de dióxido de carbono produzidos pelo corpo. Eles também auxiliam na regulação da concentração de íons de hidrogênio (pH) em seu sangue.
Quando você inspira, o diafragma e os músculos intercostais (os músculos entres suas costelas) contraem e expandem a cavidade torácica. Esta expansão diminui a pressão na cavidade torácica abaixo da pressão do ar externo. Então, o ar flui para dentro das vias aéreas (de alta pressão para baixa pressão) e infla os pulmões. Quando você expira, o diafragma e os músculos intercostais relaxam e a cavidade torácica diminui. A diminuição de volume da cavidade aumenta a pressão na cavidade torácica acima da pressão do ar externo. O ar dos pulmões (alta pressão) então sai das vias aéreas para o ar externo (baixa pressão). O ciclo se repete a cada respiração.
Fonte:http://saude.hsw.uol.com.br/pulmoes1.htm