Em 2014, a Escola de Educação Básica Professora
Angélica Cabral completou 50 anos.Nesse sentido, o grupo PIBID e toda a equipe
reuniram fotos, falácias, textos que retratam o nascimento da escola e suas
características.
Unindo tudo
isso, foi produzido um Café de Memórias contando com a presença de
professores, pibidianos, direção e especialistas, e principalmente os moradores
e ex-moradores do bairro que participaram da construção da nossa escola.
Segue abaixo todos os dados atualizados
na Escola de Educação Básica Professora Angélica Cabral
S
LOCALIZAÇÃO
MUNICIPAL
A Escola de
Educação Básica Prof.ª Angélica Cabral, localiza-se no Sul de Santa Catarina,
no município de Tubarão e está situada no bairro São Bernardo.
PRIMEIRA
ESCOLA DE SÃO BERNARDO
A
primeira escola no bairro foi reunida no Centro Catequético pertencente à mitra
Diocesana de Tubarão no ano de 1962.
Sua
estrutura física era de madeira e não era adaptado para o processo
ensino-aprendizagem. Nessa época a escola reunia 60 alunos. Os professores que
trabalhavam ministrando as aulas eram as senhoras: Elisa Souza de Medeiros e
Teresinha Souza de Medeiros.
“Quando
nasci acho que eu tinha que ser professora mesmo.Nasci no dia 16/10/1944. O meu
pai é um dos grandes cooperador da própria escola. Essa estrada geral se andava
de carro de boi, e quem trouxe a energia elétrica foi ele, pois ele trabalhava
no Anita Garibaldi. Nessa escola eu iniciei no dia 04/05/1962. Fiz então uma
permuta com a dona Lilian de Mello Garcia em Rio Negrinho. Eu estava aqui, mas
surgiu a nossa escola lá e o meu pai começou a indicar pra ficar também lá e a
comunidade também queria que eu ficasse lá. Então eu fui pra lá com a permuta
da Lilian. Eu fui para escola isolada de São Martinho de Baixo, onde ali era a
escola, da Gerusa, da Dilma, da minha família. E aqui nessa escola o meu pai
também contribuiu bastante, a primeira carteira e o primeiro quadro foi ele quem
deu. E a Aracélia lembra,como era carteira” (Professora Teresinha, 2014).
Era
enorme. Ela tinha uma gaveta para colocar as coisas. Um buraquinho ali pra
colocar a tinta, era pra duas pessoas. (Aracélia, aluna na época, 2014).
“Eu
digo pra vocês que quando a gente quer fazer às coisas a gente consegue. Quando
eu cheguei aqui em 1974, tínhamos uma catequese e quem cuidava era o padre
Raimundo, na enchente, aquilo caiu e ficou abandonado. Sendo assim nós ficamos
sem aula. Depois apareceu uma senhora chamada Maria que também era professora e
ficamos pensando como iriamos fazer“ (Antônio de Campos, 2014).
ESCOLA
ISOLADA DE SÃO BERNARDO
A Escola Isolada
de São Bernardo foi fundada em 21/05/1962, pelo decreto n.1420 do Conselho
Estadual de Educação. Seu funcionamento ocorria no centro catequético e depois
se mudou para uma casa com aparência domiciliar, era de madeira, alugada pelo
governo estadual, para o desenvolvimento de classes em regime multiseriado[1].
“Eu
tinha dois quadros; uma turma era virada pra lá, outra era virada para cá...
Naquele tempo eu tinha que fazer tudo, não tinha livro eu que tinha que fazer”
(Professora Teresinha, 2014).
A escola era
possuía em seus aspectos físicos: 02 salas de aula, 01 cozinha e patentes. Os
profissionais responsáveis pelo ensino das crianças na época, eram: Elisa Souza
de Medeiros e Teresinha Mendes Castro. Na época a escola possuía 80 alunos que
frequentavam o ensino primário (1ª a 4ª série).
“Entre
alguns alunos eu lembro-me um pouco da Janice Abreu a filha do seu Oliveira,
que teve uma filha, ela é professora também. O José Paulo Cascaes, o Fabio
Campos, A Raquel, o Laércio Francisco o Giovane Machado, a Sonia, a Kátia que
trabalha na Afubra. O Aldo Correa que o pai era dono de marcenaria, Ivonara
Serafim, Maria Gorete Souza de Medeiros, Rubens Souza de Medeiros, Fabíola
Cascaes, o filho do Sargento Jose Luiz o Marcelo; este é muito marcante na
minha vida. O pai dele vinha pega ele todos os dias aqui na escola” (Professora
Teresinha, 2014).
“Tenho
o filho da dona Inês, do seu Lorival, o Tomazinho, a Eliana, o Fabricio, o
filho da Rute, o filho do seu Augusto. Na escola tinha aula para 42 alunos e eu
dava aula pra primeira série e pra segunda. Às vezes dava aula pra 42, 45, 48;
porque a comunidade era pouca, mais cada um tinha seis oito filhos (Professora
Teresinha, 2014).”
“Tínhamos bastante motivação; e
aquela faxineira, merendeira não existia; era feito tudo por nós. Fazia sopa,
na horinha. E eles vinham mesmo por causa também da sopa (Professora Teresinha,
2014).”
PERCEPÇÃO ESPACIAL DO TERRENO DOADO PARA
AS FUTURAS INSTALAÇÕES DA UNIDADE ESCOLAR
Em
1978, foi doado um terreno, para construir a nova unidade escolar, num local
com vasta vegetação de eucaliptos. O terreno foi comprado pela prefeitura
municipal e repassado ao governo estadual, para construção de novas instalações
físicas da escola.
“Não tinha nada
aqui, só tinha aquelas madeirinhas pra gente começa. Tinha muito mato sendo,
que tinha uns eucaliptos que precisava três pra abraçar. E tinham poucas
famílias. Quando eu cheguei lembro-me que na hora de assinar aquele contrato
tinha umas vinte pessoas, eu tinha recém chegado, tinha sido flagelado com
aquela enchente de 74. Eu sei que ninguém se habilitou a assinar aquele
contrato. Levantei-me e disse que:“assino esse contrato e entrego essa casa em
40 dias”.Todo mundo me chamou de louco. Então fiz uma comissão e comecei a
trabalhar, fizemos uma casa de 8x12; na casa rezava-se missa, também era jardim
de infância das crianças, era tudo...” (Antônio de Campos, 2014)
“Eu falei com o
Nildo:“ tu não tens aquele terreno para nós fazer uma escola”. Disse ele: “não,
eu tenho uma casa”. E eu respondi para ele:“estás doido rapaz eu quero é fazer
uma casa lá.” O Paulinho era prefeito na época, e o Irmotto era muito amigo
meu. Só sei que eu levei o assunto para os dois, e o Paulinho disse deixa o
terreno comigo que eu do um jeito nele; ele foi lá e acerto a compra do
terreno.Na época o terreno custou 5 mil cruzeiros. Fiz todo o levantamento
daquele terreno e peguei os dados com a comunidade. Ganhei a escola. Um dia eu
estava deitado em casa, de repente chegou um caminhão do estado, caminhonete.
As pessoas perguntaram aonde estava o terreno para medir. Eles disseram que o
terreno nunca seria da escola, pois, na hora que eles foram fazer o terreno, estava no nome da comunidade e tínhamos que passar para o estado.Então ele mando o
secretário ir comigo no fórum para passar pro estado” (Antônio de Campos, 2014).
CONSTRUÇÃO DA ESCOLA REUNIDA PROFESSORA
ANGÉLICA CABRAL
Neste
momento histórico, surge o primeiro local adequado e destinado especificamente
para o funcionamento exclusivo da unidade escolar (1977/1978).
A
estrutura física da escola foi construída pelo governo, estadual e
constituía-se de: 02 salas de aulas, 01 cozinha, 02 banheiros (M. e F.), 01
quadra de esportes. Quanto aos recursos humanos, a escola contava com os
seguintes profissionais: Elisa Souza de Medeiros (2ª s.), Lenir May Bonelly (2ª
s.), Lucimar dos Santos (4ª s.), Maria Bernadete Xavier da Silva (1ª s.), Maria
Conceição Garcia (3ª s.), Marilda Soares (Diretora); Maria Irene Kock,
Teresinha Mendes Castro (1ª s.) e Ilda Maria Goulart de Souza.
PEQUENO HISTÓRICO: Professora Angélica
Cabral
Dados Pessoais
Nome:
Angélica dos Santos Guedes Cabral
Professora
Normalista aposentada
Natural
de Laguna, SC, nascida a 21 de Outubro de 1901.
Casada
a 2 de Agosto de 1923, com Manoel Lanardo Cabral, funcionário aposentado da
Siderúrgica Nacional – Tubarão
Filhos
– Dilermando: Industrial, residente em Belém do Pará;
Arilton- Funcionário Sotelca Tubarão
Ernesto- proprietário, residente
em Belém do Pará;
Felva- professora normalista Tubarão
Ivanise- prendas domésticas-
Tubarão
Ivonete- funcionária do INPS
Fpolis.
Vida Escolar
Com
a idade de 10 anos, freqüentou uma Escola Estadual (isolada), em Fpolis, da
mesma tranferindo-se, aos 13 anos, para o Grupo Escolar Lauro Muller, da mesma
cidade. Aos 14 anos, matriculou-se na Escola Normal Catarinense, recebendo, aos
17 anos, diploma de professora.
Dados
profissionais
Ingressou
no Magistério em 1918, na Escola Isolada de Ponta de Baixo, município de S.
José, sendo em 1920, removida para o Grupo Escolar Hercílio Luz, de Tubarão em
1939, assumiu o cargo de diretora do Grupo Escolar Carlos Gomes, de Imarui. Em
1940, removida para Braço do Norte, permaneceu por 4 anos, ainda como diretora.
Em 1945, foi transferida para Tubarão, assumindo a direção do Grupo Escolar
Mauá, aposentando-se com 28 anos de serviço, em 1947. Lecionou em escolas
particulares: Senai e Colégio S. José, em Tubarão. (Texto extraído livro de Assentamentos 1974
RECONSTRUÇÃO E AMPLIAÇÃO DA ESCOLA
REUNIDA PROFESSORA ANGÉLICA CABRAL
No
ano de 1974, ocorreu em Tubarão, uma enorme enchente, causando danos e impedindo
o ato educativo nessa instituição. Os alunos e professores foram transferidos, para
escolas vizinhas e para a casa da professora Elisa até o momento da
reconstrução do prédio escolar. Conforme mencionado em documento abaixo, vemos
o requerimento de reforma.
E.
E. R. R. Prof˚ Angélica Cabral código 02-04-011
Exmo
Sra Cordenadora Local
A escola acima citada necessita de um prédio
novo, com 2 salas de aulas, um gabinete, uma cozinha e uma instalação
sanitária.
Número
de turmas 2
Horário
8 h às 12 horas
13h
às 17h
Matrícula de 1976
Número de alunos por classe
1 série 33
2- série 37
3 série 28
4 série 25
Total 123 alunos
Va-lho-me do ensejo para novo
protestos de elevada estima e distinta consideração.
São
Bernardo, 19 de Dezembro de 1975
E/ Direção
TRANSFORMAÇÃO DA ESCOLA REUNIDA
PROFESSORA ANGÉLICA CABRAL
Em 19/03/1987,
com o esforço da Diretora Maria Irene Kock e as lideranças da comunidade; em
especial, o senhor Antônio Campos, ganha-se a extensão do ensino, com a criação
do ginásio que compreende da 5ª a 8ª série; completando o ensino de 1° grau
nesta unidade escolar. A comunidade fica gratificada pela facilidade de estudar
o 1° grau, sem a necessidade de sair do bairro.
“Tinha uma
atividade, quando dona Irene já estava aqui, e que era o sonho da dona
Terezinha, e as fotos estão ali com a Dani, que a gente fazia na rua. Hoje vejo
que a escola evoluiu muito, pois estou aqui o tempo todo, eu boto a escola lá
em cima. É a segunda casa dos nossos filhos. Se eu tenho que sair eu sei que
elas estão num bom lugar. Sabe que aqui é o aconchego delas. Então assim, eu
saio despreocupado porque tem gente boa, disciplinada. A todos que eu conheci
que passaram nessa escola só deixaram marcas que a nós não vamos esquecer. E
evoluiu bastante. Não tem como essa escola, que abraça nossos filhos, e tá
difícil, eu falo como mãe (Lucilene, 2014).”
CRIAÇÃO DA PRÉ-ESCOLA
No
dia 6 de abril de 1988, a escola amplia mais o seu espaço e a comunidade é
contemplada com a criação da pré-escola. As partes físicas da escola contem
agora: 01 sala para o pré-escolar, 02 banheiros, mobília especial e um mini
playground.
AMPLIAÇÃO DA ESCOLA REUNIDA PROFESSORA
ANGÉLICA CABRAL
Em
Novembro de 1997, na gestão do Diretor José da Silva Thiesen, a unidade escolar
recebe ampliação, tendo o bloco B às seguintes dependências: Piso térreo: Pátio
coberto e 4 sanitários para os meninos e 4 sanitários para as meninas; 1 sala
para pré-escolar anexo banheiro.
ESCOLA BÁSICA PROFESSORA ANGÉLICA CABRAL
– 1998
A
unidade escolar no ano de 1998 evoluiu muito em seus aspectos geográficos e
históricos. Nessa época, sua parte física é composta por:
06
salas de aula;
01
sala conjugada de vídeo/biblioteca;
01
sala conjugada para professores e especialistas;
01
cozinha;
09
sanitários;
01
sala para Ed. Física;
01
quadra de esportes;
02
pátios cobertos;
01
secretária.
O
corpo pedagógico era formado pelos seguintes profissionais efetivos:
1 . José
da Silva Thiesen – Diretor desde 1995
2.
Eliete
Gomes Figueiredo – Secretaria Escolar
3.
Cléria
Amaral Venâncio – Supervisora escolar
4.
Eliane
Maria Aguiar de Souza – Orientadora Educacional
5.
Maria
Valdeti Missau – Professora 4ª série
6.
Julie
M da Rosa – Língua Portuguesa
7.
Beloni
Salete Pescador – Língua Inglesa
8.
Tomásia
Locks – Educação Física – Pré a 4ª série
9.
Ilda
Maria Goulart de Souza (aposentado em 1997)
Relação
de ex diretores desde a fundação da Escola:
1.
Terezinha
(1964 à 1967)
2.
Vilomar
Bittencourt (1967 - 1971)
3.
Maria
Bernadete Xavier da Silva (1972 - 1973)
4.
Marilda Soares
Garcia (1973 - 1980)
5.
Elisa
Souza de Medeiros (1975) - Substituição
6.
Marilda
Soares Garcia (1975-1976)
7.
Neide
Correa de Souza (1976)- Substituição
8.
Marilda
Soares Garcia (1976-1977)
9.
Neide
de Souza Costa (1977) – Substituição
10.
Darci
Meneses Pereira (1977) – Substituição
11.
Elisa
Souza de Medeiros (1980-1981)
12.
Maria
Irene de Souza Kock (1981) – Substituição
13.
Maria
Irene de Souza Kock (1981 a 1991)
14.
José
Thisen (1991-1998)
15.
Vera
Bornelli (1998-2002)
16.
Jailson Gomes Bernardo (2002- 2011)
17.
Mirian
Gomes Dalascio- 2011-2015
18. Manoel Francisco Atual
Quanto
à clientela escolar, possuía-se 230 alunos do Pré a 8ª série.
ESCOLA DE EDUCAÇÃO BÁSICA PROFESSORA
ANGÉLICA CABRAL– 2014
Ao longo do tempo a EEB. Professora
Angélica Cabral melhorou seus aspectos histórico-geográficos, agregando
qualidades à gestão educacional. Atualmente, a escola, possui 95 alunos, vindos
na maioria do seu entorno.
Observa-se que o bairro São Bernardo
onde se encontra a Unidade Escolar é formado por classe média baixa, composta
de famílias trabalhadoras em vários setores da atividade produtiva priorizando-se
pouco os estudos.
Percebe-se em estudos o grau de vulnerabilidade
social da comunidade, dessa forma o benefício da Bolsa Família foi necessário.
Nos últimos anos (2011, 2012 e 2013), 17% da clientela usufruíram desse
benefício.
Salienta-se que a maioria das famílias
participa ativamente das festividades e campanhas da escola, embora ainda
tenhamos que nos esforçar para um maior comprometimento dos pais e compromisso
das crianças ao estudo.
A clientela escolar que atendemos são
crianças e adolescentes na faixa etária de 6 a 16 anos. Os mesmos em sua grande
parte passam pelo Centro Educacional Infantil “BEM ME QUER”, que funciona ao
lado da escola, como primeiro referencial de socialização educacional.
Entre as várias atribuições da escola no
âmbito de Projetos Educacionais temos:
1)
Minuto de Reflexão: inícios de aulas
|
2)
Homenagem Cívica: nas datas cívicas
|
3)
Teatro: nas turmas que realizam
|
4)
Eixos temáticos
|
5)
Rodízio Literário
|
6)
Parada da leitura
|
7)
Contação de estórias
|
8)
PROERD: prevenção as drogas
|
9)
NEPRE: prevenção as drogas
|
10) Projeto
Cultura de Paz
|
11) Atleta do
Futuro (PAF)
|
12) PNAIC
|
13) Acompanhamento
e Planejamento Pedagógico
|
14) Mediação para
Hábitos de Estudo
|
15) Visitas
domiciliares
|
16) Festa Junina
|
17) Oficina
Pedagógica
|
18) Encaminhamentos
e Acompanhamentos à parceiros da saúde (dentistas, médicos, e outros
profissionais)
|
19) Ceia de Valores
(Natal)
|
Diante da necessidade do desenvolvimento
do projeto Diagnóstico da Aprendizagem e subprojeto Interdisciplinar, vinculou-se
o Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência (PIBID). Este conta
com a participação de Bolsistas, professores do Ensino Fundamental e outros
profissionais da escola. O projeto visa à construção de uma prática educativa
significativa, com tutorias e monitorias voltadas aos alunos do Ensino
Fundamental I, coletando dados através de índices na aprendizagem.
Fazendo um pequeno relato sobre o
projeto no ano de 2012 inicia-se o Programa (PIBID), cujas coordenadoras e
supervisoras institucionais eram Tânia Fernandes e Faida Rodrigues. Algumas
ações iniciais foram aplicadas, entre elas à coleta de lixo na comunidade; iniciou-se
na escola o projeto 3 R’s.
Esta ação sócia ambiental, fez com que a
equipe do projeto implantasse algumas atividades, entre elas: campanhas de
conscientização, panfletagens, entre outras, cujo resultado foi à limpeza do
ambiente comunitário, melhorando as condições sanitárias do local. Entre alguns
ganhos do projeto foram: lixeira de coleta seletiva, Oficinas Pet, horta
suspensa, oficina de estórias entre outras. Inclusive percebendo premio no
município na Olimpíada Infanto juvenil.
No
ano de 2013, pensou-se na Revitalização da praça próxima a Escola. Algumas das
ações de 2013: Gincana pela sustentabilidade, Mascote de material reciclado,
cestas básicas, roupas de material reciclado, e desses materiais todos foram
realizados vários eventos culturais. Além da permanência de ações anteriores
focadas na aprendizagem educacional.
Em 2014 ações anteriores continuam,
sendo implantada mais algumas diretrizes ao projeto, tornando-se assim o antigo
3R”s em 5 R”s. Que acrescenta: Repensar e Recusar. O perfil do projeto torna-se
sócio cultural, quando além de envolver a comunidade, aprofunda suas relações
de troca e participação, fomentando atitudes hoje e amanhã.
Ações principais deste ano 2014:
Revitalização da horta, continuação de projetos da escola, lembranças em
comemorações, recreio com atividades dirigidas, tutorias-contação, circuito
matemático ano todo, reforço em coleta seletiva de lixo, entrevistas na
comunidade com enfoque pesquisas, café de memórias, mapa da saúde, resgate fotográfico,
portfólio de estória da escola, Academia de ginástica na praça patrocinada pela
Tractebel e visitas a Tractebel. (Anexa última página fotos ações)
NOSSOS
PIBIDIANOS 2012-2014:
1-
Bárbara
Baumgarten Baião Pereira
2-
Cristiane
Warmling Kuehlkamp
3-
Gabriela
Guzatti Francisco
4-
Patrícia
Cardoso Brígido
5-
Rafaela
Dal Paz Scremin
6-
Thaise
Domingos Martins de Souza
7-
América
Santiago
8-
Monica
Medeiros
9-
Neemias
Souza de Oliveira
10-
Lisandra
Prudêncio
FORMAÇÃO
ACADÊMICA E PROFISSIONAL DO CORPO DOCENTE E DIRETIVO
A escola conta com um quadro pessoal de
25 funcionários, sendo:01 diretora geral, 02 especialistas, 01 Assistente
Técnico Pedagógico, 01 Assistente de Educação, 07 professores Efetivos, 10
Professores Admitidos em Caráter Temporário, sendo destes, 01 professor para a
sala de Informática e 02 serviços gerais.
Destes profissionais temos: 17 com
pós-graduação, 06 com graduação e 02 com Ensino Fundamental. A Escola de
Educação Básica Professora Angélica Cabral atende os alunos do Ensino
Fundamental, distribuídos nos seguintes turnos:
a)
Matutino
– Ensino fundamental (séries finais – 5º ano a 8ª Série);
b)
Vespertino
– Ensino fundamental (séries iniciais– 1º ao 4º ano);
DIMENSÃO FÍSICA
A Escola de Educação Básica Professora
Angélica Cabral possui uma área física de 2.385,00 m², com área construída e 650m²de
área livre. Conta com uma biblioteca com livros de literatura infantil,
infanto-juvenil, enciclopédias, revistas, jornais, videoteca (CD, DVD), livros
didáticos, pedagógicos, entre outros.Também possui um laboratório de
informática com 06 computadores, sendo que o atendimento acontece nos turno
matutino e vespertino.
Para a convivência e o desenvolvimento
de atividades culturais, recreativas e esportivas conta com uma quadra externa
e área livre. Para a alimentação, possui um refeitório, uma cozinha e um
depósito de merenda.
Além disso, possuem 04 salas de aulas, 01
sala de direção, 01 sala de professores, 01 sala do setor pedagógico de 12,33 m²,
01 sala de vídeo, 01 sala para material de educação física de 12,33 m², 04
banheiros masculinos, 0 4 banheiros femininos, além de 01 banheiro na sala de
professores, 01 sala de vídeo, 01 sala de arte, 01 sala de Educação Física e 01
sala do PIBID.
Com referência a acessibilidade para
pessoas com necessidades especiais a escola está adequando entradas da escola
e um banheiro masculino e um feminino.
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